O Pronto Atendimento é a Unidade de Urgência e Emergência do Hospital e está destinado a atender todo e qualquer paciente que a procurar.

Devido à alta demanda o PA define prioridades de atendimento baseado em classificação de risco realizado por enfermeiro capacitado e seguindo padrões da Classificação de Manchester, reconhecida mundialmente por sua segurança. Esta priorização estabelece riscos ao paciente determinando assim um atendimento mais rápido àqueles que tem maior risco.

Por este motivo, orientamos procurar esta unidade em situações que realmente envolvam um maior risco de saúde e não somente uma consulta médica. Para esta última necessidade temos o Ambulatório Central e a Clínica Infantil, que com agendamento de consultas, oferece a mesma especialidade profissional do PA.

O PA não realiza exames gerais de rotina, troca de receitas, exame médico de piscina, exame médico para habilitação para provas ou atividade física, exame médico para perícia, ou exame médico para empresas. Para estas situações as clínicas agendaram a consulta.

Pacientes que tenham doenças crônicas em seguimento ambulatorial e que apresentem piora da mesma podem vir ao PA, mas tem a opção de ser atendido por seu médico que o segue, e se este não puder realizar o atendimento, certamente o PA o fará.

Pacientes que apresentem sintomas leves de doenças comuns com gripes, resfriados, dores musculares, dores de coluna, dores de cabeça, vômitos e diarreias, sugerimos tentar antes de vir ao PA uma consulta com clínico ou pediatra de sua preferência.

Pacientes com sintomas de longa data devem agendar atendimentos nas clínicas, mas, caso ocorra uma piora intensa do sintoma, dirigir-se ao PA.

Pacientes que apresentem sintomas súbitos, como dor no peito, alteração do nível de consciência ou do comportamento, dor abdominal intensa, perda de força em membros, febre persistente, dor de cabeça intensa ou persistente, falta de ar, convulsões, traumas de qualquer natureza, sangramentos, ferimentos, mordeduras animais e picadas dolorosas, batedeiras no peito, tonturas, vômitos e diarreia intensos ou persistentes devem vir ao PA o mais rápido possível.