A dor sempre foi considerada apenas um sintoma de doença, porém, atualmente, sabemos que a dor pode ser o problema por si só, seja ela crônica, aguda ou até mesmo aquela sem nenhuma causa aparente. A Medicina Intervencionista da Dor é uma especialidade nova, que vem se desenvolvendo ao longo dos últimos anos, oferecendo diferentes diagnósticos e tratamentos para esses diversos tipos de dores, através de procedimentos paliativos e menos invasivos.

Essa área da medicina costuma fazer um trabalho multidisciplinar, pois assim, os resultados são adquiridos com mais facilidade, ajudando o paciente a aumentar sua qualidade de vida. Psicologia, Fisioterapia e Nutrologia, por exemplo, são algumas áreas aliadas nesse processo, pois podem ajudar a descobrir e tratar outras questões que agravam as dores apresentadas pelo paciente.

Há várias possibilidades para, depois de um diagnóstico preciso, controlar dores como: dor lombar, hérnias de disco, artrose, dor de cabeça e etc. Os tratamentos intervencionistas, além de proporcionar alívio imediato, são indicados para quem já foi submetido a procedimentos tradicionais e invasivos, mas não obteve sucesso. Outro ponto positivo desse tratamento e que, em sua maioria, não é necessário haver uma internação. O paciente pode voltar para casa no mesmo dia do procedimento.

Encontrar o médico certo para isto, que tenha a formação adequada, é primordial. No Hospital Novo Atibaia, você encontra um especialista em Medicina da Dor; o Dr. Leandro Maciel, que já foi membro do Grupo do Trauma nas instituições Sírio Libanês e São Camilo, agora faz parte de nosso Corpo Clínico.

Agende sua consulta! Tire todas suas dúvidas e dores.