Nesse Dia Mundial da Saúde, Dr. Meneguel, gerente médico do HNA, explica: Saúde é não estar doente? Saúde é ser feliz? Confira:

“Segundo a OMS, saúde é o estado de bem-estar físico, psíquico e social, assim podemos concluir que não, não é simplesmente não estar doente e ser feliz, mas também o bem-estar social

O que é bem-estar social? Termo amplo sem dúvida, e de sentidos cada vez mais “diferentes”. Só́ para exemplificar, temos as Redes Sociais digitais e o mais incauto pode perguntar: “Seria estar bem nas redes sociais?” O bem-estar social do conceito de saúde é mais básico, refere-se a relacionamentos de amizades, familiares, religiosos, esportivos, artísticos, e o principal: reais, relacionamentos reais e não apenas virtuais.

Hoje vivemos uma avalanche de comportamentos digitais e muitas vezes junto dele uma retração, diminuição dos comportamentos sociais reais! Os alertas devem chegar até́ cada um de nós, estudos são publicados mostrando milagres do mundo digital como a telemedicina que aponta a um futuro promissor, mas também riscos evidenciando que o mundo digital para crianças pode ser ruim, trazendo malefícios quando o uso é descontrolado. Nunca é demais lembrar que o mundo digital é uma ferramenta, um meio, um método, e não um fim, um objetivo em si mesmo.

Tenhamos saúde e para isso devemos construir uma história de equilíbrio na dieta, nos pensamentos, nos relacionamentos e nas atividades sociais. Os médicos e equipes multiprofissionais estarão sempre preparados para cuidar dos aspectos técnicos de nossas doenças, contudo não podemos esquecer da nossa parte enquanto pacientes. Feliz Dia Mundial da Saúde para todos!”