Dicas para o verão

 

Durante o mês de janeiro, tivemos em nossas mídias uma série de postagens de #DicasDeVerao. Nela, falamos um pouco sobre cuidados e prevenções que são necessárias para aproveitar da melhor forma a estação mais quente do ano. Contamos com o auxílio da Dr. Beatriz Ruggiero, clínica do HNA, que preparou esse material para nós.

DICA 1 – Hidrate-se!

Devidos às altas temperaturas, nosso corpo perde bastante água, podendo levar à desidratação. Para evitá-la, aumente o consumo de água, chá gelado e sucos naturais, assim como frutas e hortaliças.

DICA 2 – Use bloqueador solar!

Durante o verão, evite a exposição solar durante o período de 10-16h, no qual o calor é mais intenso. Não se esqueça de usar bloqueador solar, repassando- o várias vezes ao dia, principalmente após contato com a água. Chapéus e bonés são muito bem vindos também.

DICA 3 – Prefira ambientes mais frescos e ventilados.

Durante o verão, prefira ambientes mais frescos e ventilados. Cuidado com o uso de ar- condicionado, uma vez que ele pode deixar o ambiente mais seco. Uma boa opção para melhorar a qualidade do ar são os umidificadores ou mesmo colocar uma toalha úmida ou bacia com água no ambiente.

DICA 4 – Utilize roupas de cores claras.

Com as altas temperaturas e intensidade dos raios solares, de preferência as roupas de cores mais claras e tecidos leves.

Uma opção bacana são as roupas com proteção solar.

DICA 5 – Beba com moderação!

Durante as férias de verão, o consumo de bebidas alcoólicas deve ser moderado, uma vez que aumenta a perda de água pela corpo, podendo levar ou piorar um quadro de desidratação.

DICA 6 – Evite roupas úmidas por longos períodos!

Verão é sinônimo de praia, mar e piscina! Mas devemos tomar alguns cuidados. A combinação da transpiração, umidade e areia pode propiciar micoses e dermatites. Portanto, evite roupas úmidas por longos períodos e seque bem os pés.

DICA 7 – Cuidado com pressão baixa durante o verão!

O clima quente do verão faz com que a pressão arterial fique um pouco mais baixa. Lembre-se de manter- se hidratado.

Quem é hipertenso deve manter o uso contínuo da medicação. Em caso de qualquer mal estar, procure um médico.

DICA 8 – Evite se exercitar entre 10h e 16h.

Com as altas temperaturas durante o verão, evite realizar exercícios físicos ao ar livre no período de maior intensidade do calor, entre 10-16 horas.

DICA 9 – Cuidado com alimentos na rua.

Muito cuidado ao consumir comidas de rua ou self-service, que expostas ao calor, propiciam a proliferação de bactérias e podem causar quadros de intoxicação alimentar.

 

Dr. Beatriz Ruggiero, clínica do HNA.