Lembrando da importância da Triagem Neonatal, o Brasil comemora hoje o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Imprescindível, esse exame é realizado para detectar precocemente possíveis doenças nos recém-nascidos.
Leia abaixo o que o Dr. Fábio Kawakami, médico coordenador da UTINeo do HNA, diz sobre o assunto:
“O Teste do Pezinho já participa do cotidiano dos papais e mamães desde a década de 70, se tornando obrigatório em todo o país em 1992, devido sua grande importância. Ele é realizado a partir do 2º dia de vida do recém-nascido, através da coleta de gotas de sangue retiradas do calcanhar do bebê.
Nesse exame é possível detectar uma série de doenças congênitas* que, se tratadas precocemente, podem evitar sequelas e/ou deficiências no desenvolvimento do recém-nascido. Devido a isso, é sempre importante reforçar a necessidade do procedimento, alertando aos familiares e aos profissionais da saúde envolvidos no bem-estar dos bebês.
Converse com seu ginecologista e com o futuro pediatra do seu bebê sobre o Teste do Pezinho. Ele, além de ressaltar a importância do mesmo, irá tirar suas prováveis dúvidas sobre a abrangência do teste e qual é o mais adequado e indicado para o seu recém-nascido”.
*Exemplos de doenças triadas pelo Teste do Pezinho:
- Fenilcetonúria
- Hipotireoidismo Congênito
- Anemia Falciforme
- Hiperplasia de Adrenal Congênita
- Fibrose Cística
- Hemoglobinopatias
- Deficiência de G6PD
- Deficiência de Biotinidase
- Distúrbios Ácidos Graxos
- Distúrbios dos Ácidos Orgânicos
- Distúrbios do Ciclo da Ureia
- Aminoacidopatias
- Mucopolissacarídeos