Hospital Novo - O câncer

O câncer é uma multiplicação desordenada de células que invadem tecidos e órgãos formando um tumor. Em condições normais, as células do corpo humano se dividem organizadamente, existe um controle que determina a divisão harmoniosa das células.

Quando estas células se espalham para outras regiões do corpo, dão origem a novos tumores que são chamados de metástases.

As causas do câncer são variadas, desde uma predisposição genética de cada pessoa até fatores externos relacionados ao meio ambiente e hábitos de vida. O envelhecimento traz mudanças nas células que aumentam a sua suscetibilidade à transformação maligna. Isso, somado ao fato de as células das pessoas idosas terem sido expostas por mais tempo aos diferentes fatores de risco para câncer, explica em parte o porquê de o câncer ser mais frequente com a idade.

Hospital Novo a Quimioterapia

Como a quimioterapia é um tratamento destinado a eliminar células de rápido crescimento, ela também acaba afetando células saudáveis.

Entre essas células, estão àquelas responsáveis pelas ações no trato digestivo, no sangue e as células que fazem o cabelo crescer. Como reação, a quimioterapia pode acabar gerando queda de cabelo, ferida nas bocas, perda de cabelo, náusea, dores, vômito e diarreia.

Os novos medicamentos oncológicos baseados na ativação de vias moleculares específicas e no aprimoramento imunológico podem ser empregados concomitantemente ao tratamento quimioterápico. A eficácia destes tratamentos está revolucionando a oncologia e seus efeitos adversos são diferentes daqueles observados na quimioterapia tradicional.

O tratamento oncológico pode ser administrado por via endovenosa, oral, intramuscular, subcutânea ou intra-órgãos. A quimioterapia endovenosa, ou seja, administrada pela veia, é a mais utilizada na terapia oncológica. A infusão pode ser feita diretamente por veia do braço (via periférica), ou através de dispositivos venosos (cateteres).

Podem ser usados como cateteres são o port-o-cath, que é um acesso central para grandes vasos venosos, colocado pelo cirurgião vascular no centro cirúrgico ou um cateter tipo PICC, com acesso periférico, mas também posicionamento central.

 

Algumas recomendações para o tratamento são importantes:

  • No dia da quimioterapia procure alimentar-se com uma dieta leve, não é necessário o jejum. Tome seus medicamentos de rotina normalmente, como medicação para hipertensão ou diabetes.
  • Aconselha-se uma roupa confortável, pois alguns esquemas de quimioterapia podem ser longos, e você permanecerá sentado na poltrona.
  • Na sala de quimioterapia há banheiros, que podem ser usados quando necessário.

 

Os principais efeitos colaterais do tratamento são:

  • Febre
  • Queda de cabelo
  • Mucosite (feridas na boca)
  • Fadiga (cansaço)
  • Perda do apetite
  • Náusea e vômitos
  • Diarreia
  • Constipação (intestino preso)
  • Alteração da pele e unha

 

O tempo do tratamento:

O tempo do tratamento é variável, vai depender do tipo de tumor, do estado geral do paciente e da proposta de tratamento. A quimioterapia pode ser realizada diariamente, ou em intervalos de uma, duas, três ou quatro semanas, a depender do tipo de quimioterapia. O paciente recebe orientação de quantos ciclos propostos na consulta.

Converse com seu médico caso tenha dúvidas. Enquanto recebe o tratamento o paciente pode conversar com seu acompanhante, ler, ver televisão ou utilizar dispositivos eletrônicos e, no caso de fome ou sede, também pode se alimentar.

Hospital Novo Recomendações

O tratamento oncológico deve ser acompanhado de boas práticas de saúde no cotidiano. Procure levar uma vida regrada quanto a descanso, com o período de sono adequado e uma boa alimentação, procurando alimentos de boa procedência.

Embora a quimioterapia possa causar efeitos colaterais desagradáveis, a maioria das pessoas consegue levar uma vida relativamente normal durante o tratamento, mesmo que os sintomas indesejáveis aconteçam.

A recuperação deverá ocorrer entre um ciclo e outro e consequentemente o retorno às suas atividades normais. Caso sinta-se bem, não há razão para o afastamento do trabalho ou dos amigos. Programe seus passeios e visitas; se for sair à noite, descanse bastante durante o dia; se for almoçar fora tome medicação que previna náuseas antes de sair e escolha uma refeição leve.

Procure não faltar às sessões de quimioterapia. É muito importante que você complete o tratamento, pois assim, terá uma maior probabilidade de melhora e cura.

Não há contraindicação a prática de exercícios físicos, respeitando o limite individual. Como os tratamentos são longos, a prática de atividade física é recomendada, para não perder massa muscular, flexibilidade durante o tratamento.

Algumas quimioterapias levam ao escurecimento da pele, e algumas manchas na pele. Se tomar sol diretamente estas manchas tendem a piorar. Evite exposição direta ao sol durante o tratamento entre 10h e 16 horas. Use protetor solar.

A quimioterapia não impede que você mantenha sua vida sexual ativa, mas é importante ressaltar que é preciso utilizar um método contraceptivo eficaz, pois a grande maioria dos quimioterápicos pode causar má formação fetal irreversível. Use camisinha se tiver relações sexuais até 48 horas após receber quimioterapia, o uso de camisinha é recomendado por que podem existir alguns restos de medicamentos quimioterápicos no sêmen.