top of page

Estrutura Oncologia

Sem Categoria / 
Estrutura Oncologia

Compartilhar

  • Facebook
  • Twitter

G+

Coordenação

dr isolmar tadeu schettert

Dr. Isolmar Tadeu Schettert

Confira a listagem dos profissionais

que atendem nas especialidades

relacionadas.

oncologia estrutura

Toda nossa estrutura está avaliada pelos órgãos normatizadores e possui certificação ONA 2 de qualidade, o que garante processos de alta eficiência e segurança ao paciente.

Sala de Infusão Ambulatorial:

infusao laboratorial

Possuímos um amplo espaço para infusão ambulatorial de quimioterapia. O espaço foi projetado

para que todos os pacientes fiquem à vista da equipe da enfermagem, podendo assim, ser melhor

monitorados pela equipe.

Possuímos seis cadeiras de infusão e um leito. O atendimento é realizado exclusivamente por

enfermeiros e as atividades de apoio são realizadas por técnicos de enfermagem.

A equipe está preparada para realizar infusões de quimioterapia, imunoterapia, hemoderivados.

Farmácia e Centro de Preparo de Medicamentos:

farmacia

A farmácia e o Centro de Preparo de Medicamentos são exclusivos da oncologia, a qual possui todas as recomendações da vigilância sanitária e ANVISA, com farmacêutica exclusiva para atendimento dos pacientes oncológicos.

Todos os medicamentos utilizados por nossos pacientes em nosso serviço são preparados conforme as Boas Práticas de Manipulação em sistema de fluxo laminar que fica instalado em salas devidamente higienizadas e classificadas segundo a nova norma ISO 14644-1.

Sala de Procedimento Fisioterápico:

sala fisioterapico

Possuímos material para a aplicação de diferentes técnicas de tratamento fisioterápico e auxílio ao condicionamento físico.

Sala de Avaliação Odontológica:

sala odontologica

Permite a avaliação de todos os pacientes em tratamento e aplicação de laserterapia nos tratamentos de mucosite e lesões orais.

Informações:

O câncer 

cancer

O câncer é uma multiplicação desordenada de células que invadem tecidos e órgãos formando um tumor. Em condições

normais, as células do corpo humano se dividem organizadamente, existe um controle que determina a divisão

harmoniosa das células.

Quando estas células se espalham para outras regiões do corpo, dão origem a novos tumores que são chamados de

metástases.

As causas do câncer são variadas, desde uma predisposição genética de cada pessoa até fatores externos relacionados ao

meio ambiente e hábitos de vida. O envelhecimento traz mudanças nas células que aumentam a sua suscetibilidade à transformação maligna. Isso, somado ao fato de as células das pessoas idosas terem sido expostas por mais tempo aos

diferentes fatores de risco para câncer, explica em parte o porquê de o câncer ser mais frequente com a idade.

A Quimioterapia e o Tratamento Oncológico

quimioterapia

Como a quimioterapia é um tratamento destinado a eliminar células de rápido crescimento, ela também acaba afetando células saudáveis.

Entre essas células, estão àquelas responsáveis pelas ações no trato digestivo, no sangue e as células que fazem o cabelo crescer. Como reação, a quimioterapia pode acabar gerando queda de cabelo, ferida nas bocas, perda de cabelo, náusea, dores, vômito e diarreia.

Os novos medicamentos oncológicos baseados na ativação de vias moleculares específicas e no aprimoramento imunológico podem ser empregados concomitantemente ao tratamento quimioterápico. A eficácia destes tratamentos

está revolucionando a oncologia e seus efeitos adversos são diferentes daqueles observados na quimioterapia tradicional.

O tratamento oncológico pode ser administrado por via endovenosa, oral, intramuscular, subcutânea ou intra-órgãos. A quimioterapia endovenosa, ou seja, administrada pela veia, é a mais utilizada na terapia oncológica. A infusão pode ser feita diretamente por veia do braço (via periférica), ou através de dispositivos venosos (cateteres).

Podem ser usados como cateteres são o port-o-cath, que é um acesso central para grandes vasos venosos, colocado pelo cirurgião vascular no centro cirúrgico ou um cateter tipo PICC, com acesso periférico, mas também posicionamento central.

Algumas recomendações para o tratamento são importantes:

  • No dia da quimioterapia procure alimentar-se com uma dieta leve, não é necessário o jejum. Tome seus medicamentos de rotina normalmente, como medicação para hipertensão ou diabetes.

  • Aconselha-se uma roupa confortável, pois alguns esquemas de quimioterapia podem ser longos, e você permanecerá sentado na poltrona.

  • Na sala de quimioterapia há banheiros, que podem ser usados quando necessário.

Os principais efeitos colaterais do tratamento são:

  • Febre

  • Queda de cabelo

  • Mucosite (feridas na boca)

  • Fadiga (cansaço)

  • Perda do apetite

  • Náusea e vômitos

  • Diarreia

  • Constipação (intestino preso)

  • Alteração da pele e unha

O tempo do tratamento:

O tempo do tratamento é variável, vai depender do tipo de tumor, do estado geral do paciente e da proposta de tratamento. A quimioterapia pode ser realizada diariamente, ou em intervalos de uma, duas, três ou quatro semanas, a depender do tipo de quimioterapia. O paciente recebe orientação de quantos ciclos propostos na consulta.

Converse com seu médico caso tenha dúvidas. Enquanto recebe o tratamento o paciente pode conversar com seu acompanhante, ler, ver televisão ou utilizar dispositivos eletrônicos e, no caso de fome ou sede, também pode se alimentar.

Recomendações para o dia-a-dia

hna oncologia informacoes recomendacoes

O tratamento oncológico deve ser acompanhado de boas práticas de saúde no cotidiano. Procure levar uma vida regrada quanto a descanso, com o período de sono adequado e uma boa alimentação, procurando alimentos de boa procedência.

Embora a quimioterapia possa causar efeitos colaterais desagradáveis, a maioria das pessoas consegue levar uma vida relativamente normal durante o tratamento, mesmo que os sintomas indesejáveis aconteçam.

A recuperação deverá ocorrer entre um ciclo e outro e consequentemente o retorno às suas atividades normais. Caso sinta-se bem, não há razão para o afastamento do trabalho ou dos amigos. Programe seus passeios e visitas; se for sair à noite, descanse bastante durante o dia; se for almoçar fora tome medicação que previna náuseas antes de sair e escolha uma refeição leve.

Procure não faltar às sessões de quimioterapia. É muito importante que você complete o tratamento, pois assim, terá uma maior probabilidade de melhora e cura.

Não há contraindicação a prática de exercícios físicos, respeitando o limite individual. Como os tratamentos são longos, a prática de atividade física é recomendada, para não perder massa muscular, flexibilidade durante o tratamento.

Algumas quimioterapias levam ao escurecimento da pele, e algumas manchas na pele. Se tomar sol diretamente estas manchas tendem a piorar. Evite exposição direta ao sol durante o tratamento entre 10h e 16 horas. Use protetor solar.

A quimioterapia não impede que você mantenha sua vida sexual ativa, mas é importante ressaltar que é preciso utilizar um método contraceptivo eficaz, pois a grande maioria dos quimioterápicos pode causar má formação fetal irreversível. Use camisinha se tiver relações sexuais até 48 horas após receber quimioterapia, o uso de camisinha é recomendado por que podem existir alguns restos de medicamentos quimioterápicos no sêmen.

  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
bottom of page