Hospital Novo Oncologia Atendimento

O atendimento da Oncologia do Hospital Novo Atibaia conta com os seguintes segmentos:

Este atendimento é oferecido aos pacientes do serviço de oncologia do HNA através de consultas ambulatoriais com o clínico geral.

O objetivo é realizar o acompanhamento clínico de outras patologias além da doença oncológica em si, como hipertensão, diabetes, hipotireoidismo, alterações de humor, ansiedade e doenças cardiovasculares. Um benefício fundamental desta abordagem é otimizar o controle dos sintomas oncológicos e dos efeitos colaterais dos tratamentos em uso.

Para os pacientes onde não há mais possibilidade terapêutica da doença oncológica é oferecido o acompanhamento paliativo com uma visão holística do paciente, que deverá se converter em conforto e bem-estar deste último e de sua família.

A equipe de enfermagem é responsável pelo acolhimento do paciente na central de quimioterapia durante todo o tratamento. Acompanha o paciente avaliando individualmente cada um e dando orientações. Realiza a conferência do protocolo de tratamento, checando informações como por exemplo o peso e a altura, doses de medicações e medicações de suporte para a quimioterapia, o que garante uma maior segurança na administração dos protocolos de tratamento.

É responsável pela administração do medicamento quimioterápico e controle da infusão do mesmo durante todo o período que o paciente estiver na sala. Realiza a manutenção, controle e cuidados com o acesso venoso, coletas de exames e curativos. Realiza os agendamentos e orientações quanto ao retorno para os próximos ciclos.

Acompanha a evolução do paciente no dia-a-dia e suas queixas, para encaminhá-las a equipe médica, avalia a aceitação alimentar e se necessitam de apoio psicológico. A Enfermagem é um elo fundamental no tratamento multidisciplinar dos pacientes com câncer

A Equipe do HNA é formada pelas Enfermeiras Aline e Elaine, sob coordenação da enfermeira Aline. Trabalhando em conjunto com as técnicas Viviane e Elisabete, fazem o setor da quimioterapia mais amoroso.

A Psico-oncologia surgiu a partir da necessidade do acompanhamento psicológico e suporte emocional para o paciente com câncer, sua família e da equipe profissional. O suporte psicológico ao paciente é importante para que o paciente consiga reorganizar-se emocionalmente perante a necessidade de uma adaptação à nova realidade causada pela doença.

A Conduta Do Psicólogo É Baseada Em 3 Pilares:

Psicopedagógicas: Orientação familiar e informações sobre a doença e tratamento;

Psicoprofiláticas: Identificar fontes de estresse do paciente, auxiliando-o na busca de melhorar sua capacidade de enfrentamento, além de intermediar comunicação entre equipe de saúde;

Psicoterapêuticas: Caracteriza-se pelo encorajamento ao paciente para falar sobre suas emoções, aconselhamento e fornecimento de suporte emocional.

 

Públicos atendidos e serviços realizados:

Ambulatório e Internação: Os atendimentos são realizados de forma individual em consultório ou nos leitos quando o paciente se encontra internado. Além da solicitação formal da equipe, os pacientes podem solicitar apoio psicológico para os acompanhantes por meio de abordagem direta ao psicólogo.

Atendimento para os familiares: A função do apoio psicológico é construir espaços para a participação da família do paciente oncológico durante todo o processo de tratamento, onde ela possa aprender a cuidar e ser cuidada, na perspectiva de uma assistência integral e de qualidade. Esses atendimentos são realizados no consultório ou em local reservado, caso o paciente esteja internado.

Grupos terapêuticos: Criar espaço para o paciente falar sobre suas experiências e emoções vivenciadas e as repercussões em sua vida, principalmente no período pós tratamento.

Assistência aos familiares enlutados: Necessidade da continuidade de assistência psicológica aos familiares para ajudá-los a elaborar o luto e sofrimento causado pela perda do ente querido, pois o acompanhamento pode auxiliá-los a enxergar a realidade e encarar a vida novamente, ajudando a transmutar essa dor em força. O acompanhamento pode durar de 3 a 6 meses. No início indica-se que o paciente visite o profissional 2 vezes por semana, conforme o progresso se torne semanais, posteriormente quinzenais até receber alta.

A equipe de psicologia do HNA também organiza Grupos Terapêuticos onde o paciente pode vivenciar suas experiências, emoções e as repercussões do câncer na sua vida, compartilhando esta experiência com pessoas que também estão vivendo ou que já passaram por este período.

Ao assegurar uma adequada ingestão alimentar, de acordo com as necessidades nutricionais do paciente, nosso médico nutrólogo e a equipe de nutricionistas orienta a melhor dieta e garante a qualidade de vida do paciente, reduzindo as chances de complicações nos tratamentos.

Uma avaliação nutricional Subjetiva Global Completa é realizada em todos os pacientes e uma programação terapêutica nutricional adequa as necessidades proteicas e calóricas para o estresse prolongado do tratamento, influenciando a sobrevida dos pacientes.

O farmacêutico oncológico participa ativamente das atividades que envolvem a manipulação e o gerenciamento dos medicamentos utilizados, dentro de um rigoroso controle de qualidade.

Fornece as medicações orais aos pacientes, auxiliando nos efeitos colaterais das medicações.

A evolução dos medicamentos voltados ao tratamento do câncer está em um momento de aperfeiçoamento e grandes sucessos já foram obtidos. O acompanhamento dos pacientes pela equipe farmacêutica e multidisciplinar têm-se mostrado essencial para este sucesso.

Pesquisas recentes demonstram que o condicionamento físico do paciente é um grande aliado ao seu processo terapêutico e pode ser adotado nos períodos pré e pós-cirúrgico, assim como durante o tratamento de quimioterapia e radioterapia.

O programa é estruturado em ciclos de atividade física individualizada ou em grupo, com exercícios aeróbicos, de força muscular e relaxamento. Além disto, diferentes técnicas de abordagem fisioterápica são adotadas individualmente para o auxílio de cada paciente.

Antes de iniciar a quimioterapia, nossos pacientes são avaliados pela Equipe de Odontologia para detectar se há necessidade de tratamento dentário antes do início do tratamento oncológico. Também durante o tratamento, alguns pacientes desenvolvem mucosite oral, acarretando grande desconforto, inclusive, dificultando a alimentação, além de aumentar a possibilidade de infecções e outras ocorrências que podem piorar o quadro geral de saúde do paciente. Eles são tratados com Laserterapia, e nossa dentista possui pós-graduação em Odontologia Hospitalar no Instituto Israelita de Ensino do Hospital Albert Einstein, com habilitação em Laserterapia.

O processo, aplicado na lesão, acelera sua recuperação, uma vez que, age nas células com problemas, estimulando que essas células voltem ao seu trabalho normal, acelerando o processo de recuperação do tecido lesionado, inflamado, e, consequentemente, acelerando o processo de cicatrização das lesões.

Além de atuar na causa do problema em si, a participação do dentista vai além, atuando na prevenção e na orientação dos pacientes, sempre buscando através da saúde bucal impedir o surgimento de diversas complicações àqueles em tratamento oncológico, bem como, garantindo qualidade de vida aos pacientes.

Equipe que está sempre pronta para auxiliar no agendamento de horários de consultas, tratamentos e outras demandas, primando pela qualidade e dedicação aos pacientes em tratamento oncológico.

Nossa equipe administrativa sabe que o tempo é um grande aliado no tratamento do câncer e buscam sempre auxiliar nas autorizações junto aos convênios para liberação dos diferentes exames e procedimentos necessários aos nossos pacientes.

Além de toda esta capacidade de resolução de problemas, o maior mérito desta equipe são o atendimento cordial e o sorriso constante.