1966 – Início da sociedade e ida para Atibaia visando o empreendimento na área da saúde.
Wilson Rodrigues de Freitas e Shuhatiro Wada, ainda médicos residentes de Cirurgia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo decidem empreender.
O desejo de Wilson em garantir acesso a medicina de qualidade a população de sua cidade natal, e a preocupação de Wada com a numerosa colônia japonesa carente de atendimento personalizado, foram determinantes para que a cidade de Atibaia fosse eleita como sede da empreitada.
E assim começa a história do Hospital Novo Atibaia, projeto de vida de dois jovens médicos.
Já com o propósito de construir o Hospital, o grupo convidou Olavo Malheiros Jr., Kenji Kawakami e Márcio Borges da Fonseca, colegas ainda da época da Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo, para participarem do projeto.
1971- Inauguração do Hospital e Maternidade Atibaia.
Em 26 de junho de 1971, com a presença da comunidade e autoridades de Atibaia e região, de representantes do Governador e do Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, do Cônsul Geral do Japão, o Hospital foi oficialmente inaugurado.
1984- AMHA Saúde, operadora de saúde de Atibaia
As necessidades e especificidades locais sempre foram uma preocupação para o grupo diretor do Hospital e Maternidade Atibaia. A carência de um plano de saúde que pudesse ampliar o acesso da população a serviço de excelência foi combustível para o surgimento da AMHA Saúde
1995- Agora somos Hospital Novo Atibaia.
Inovação e pioneirismo sempre foram marcas registradas do hospital, e por isso, a população Atibaiana, carinhosamente, intitulou-o como Hospital Novo, assim oficiou-se o nome de Hospital Novo Atibaia.
Ao longo dos anos … O Hospital Novo Atibaia torna-se referência na região bragantina.
Com o objetivo de prover excelência em serviços médicos a comunidade Atibaiana, o Hospital Atibaia ao longo dos anos de atividade, incorporou os recursos tecnológicos mais modernos e constituiu seu corpo clínico com as mais gabaritadas equipes médicas, profissionais das melhores Faculdades de Medicina de São Paulo.Resultado de muito trabalho e corroborando sua missão, o grupo de empreendedores promoveu o desenvolvimento do hospital. A partir de 1971 outras conquistas fizeram parte da nossa história… O Hospital Novo Atibaia foi o primeiro a dispor de Tomógrafo na região. Inaugurada nova unidade de internação com mais de 16.000 m², passa a contar também com unidades de UTI adulto, infantil e neonatal, serviços de endoscopia, hemodiálise, oncologia, além de cirurgia cardíaca, bariátrica e cirurgia vídeo-laparoscópica avançada.
1998- Reconhecimento Técnico Científico
Recebida Medalha de Ouro no Congresso Mundial de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva, em Viena, Áustria. Menções honrosas em congressos nacionais e internacionais dos trabalhos de Prevenção do Câncer Gástrico, idealizados e coordenados pelo Profº Dr. Kiyoshi Hashiba.
Também foi atingida a Qualificação Hospitalar com a implantação do programa de Qualidade Total D’Olho.
2009 – Inauguração do CTI
Centro de Terapia Intensiva, um avanço para a instituição, onde novos procedimentos e tecnologias seriam trabalhados, podendo atender de maneira mais eficaz a região no que diz respeito aos atendimentos à pacientes de alto risco, dando-lhes um suporte técnico e emocional ainda melhor, para que sejam capazes de reiterar a sua integridade no menor tempo possível.
2013- Parceria com a INOVA faz avançar a cardiologia do HNA.
A Hemodinâmica possibilitou um grande desenvolvimento a Cardiologia, Cirurgia Cardíaca e Cirurgia Vascular.
2013- Prevenção e promoção, conscientizando a sociedade
O projeto Higienização das Mãos do HNA é levado às escolas de Atibaia Levado às escolas de Atibaia, o projeto Lavagem das Mãos foi criado para conscientizar a população sobre as complicações de saúde que podem ser evitadas com cuidados simples, especialmente em época de epidemia como a gripe H1N1.
2013- O Hospital Novo Atibaia conquista a Acreditação ONA
O Hospital entrou para o seleto grupo de hospitais em todo o Brasil que possui certificação ela Organização Nacional de Acreditação, sendo ainda, o pioneiro na Região Bragantina.
2014- Procedimento inédito é realizado em Atibaia pelo Hospital Novo.
Em junho, o Hospital Novo Atibaia realizou a primeira sessão de plasmaferese, um processo de remoção de elementos do plasma sanguíneo que podem ser responsáveis por algumas doenças. Duas doenças neurológicas de origem autoimune, a Miastenia Gravis e a Síndrome de Guillain-Barré são as maiores indicações para a plasmaferese.
2014- HNA é certificado pela 3M do Brasil na categoria Diamante Prime de Fixação Segura.
Promover a segurança na assistência ao paciente é a prioridade e essa certificação tem como objetivo premiar as instituições com boas práticas hospitalares.
2014- É inaugurado mais uma unidade de atendimento do HNA, o Laboratório de Análises Clínicas Alvinópolis.
Com objetivo de ampliar o acesso dos pacientes, a nova unidade é estabelecida numas das regiões mais populosas de Atibaia.
2015- É inaugurado o novo Ambulatório de Ortopedia e Traumatologia do HNA.
A Direção do Hospital Novo Atibaia inaugurou seu novo Ambulatório de Ortopedia e Traumatologia. A unidade visa melhorar a qualidade de atendimento das especialidades, cada vez mais necessárias.
2015- O HNA entra para ANAHP – Associação Nacional de Hospitais Privados, que reúne os principais hospitais de referência do Brasil.
Em abril de 2015, a ANAHP anunciou a entrada do HNA em seu quadro de associados, que reúne os melhores hospitais do Brasil, sendo que o HNA passa a ser o primeiro desta associação na região bragantina.
2015- O Hospital Novo Atibaia conquista a Acreditação ONA Nível Pleno
Acreditado Nível Pleno, o Hospital Novo Atibaia se qualifica para enfrentar novos desafios, sempre buscando um padrão de qualidade nos cuidados destinados ao paciente.
2017- O Hospital novo adere ao Projeto Parto Adequado, desenvolvido pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar
Esse projeto tem o objetivo de identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e nascimento, que valorizem o parto normal e reduzam o percentual de cesarianas desnecessárias na saúde suplementar. Essa iniciativa visa ainda oferecer às mulheres e aos bebês o cuidado certo, na hora certa, ao longo da gestação, durante todo o trabalho de parto e pós-parto, considerando a estrutura e o preparo da equipe multiprofissional, a medicina baseada em evidência e as condições socioculturais e afetivas da gestante e família.